Descanso no Final de Semana: qualidade de vida e saúde

final-de-semana-em-condominio-alto-padrao
Avalie

O trabalho e a correria do dia a dia nunca deixam você parar. Então chega o final de semana e você… continua trabalhando! Aproveita para colocar em dia todo aquele trabalho que não deu conta a semana inteira, responder e-mail e tocar os projetos que não teve tempo de dar a devida atenção. Ou então tira esse tempo para lidar com assuntos da casa e da família.

Você se identificou com essa situação? Então o seu corpo pode estar pedindo um descanso.

Estudos já comprovaram que sair da rotina, mesmo que apenas por um final de semana, tem diversos benefícios para a saúde física e mental. Praticar alguma atividade diferente ou fazer uma pequena viagem, apenas para mudar de ares, tem impactos positivos na prevenção de doenças e infecções, combate à ansiedade e depressão, e até na sua produtividade no trabalho.

Veja os benefícios que descansar no final de semana traz para a qualidade de vida e saúde.

 

1 –Atividades fora da rotina diminuem estresse e problemas cardíacos

descanso-no-final-de-semanaA rotina do trabalho frequentemente envolve muita pressão e constantes tomadas de decisão, que, por tempo prolongado, acabam gerando cansaço, estresse, fadiga e ansiedade. E isso tende a aumentar junto com o nível de responsabilidades que o seu trabalho exige.

Muitas vezes, o simples fato de mudar de ambiente diminui a ansiedade e a sensação de pressão, dando lugar ao bem-estar. Tirar pelo menos um dia de descanso, principalmente se for praticando alguma atividade diferente ou esporte, é suficiente para quebrar o ciclo, reduzindo os hormônios do estresse. Essa pausa no trabalho também ajuda a combater pressão alta e problemas cardíacos, duas das principais consequências do estresse na saúde física.

Esses fatos estão comprovados: uma pesquisa da The Framingham mostrou que homens que não tiram férias nem uma vez por ano têm 32% mais chances de ter um ataque do coração. Por outro lado, um estudo feito com mulheres que tiram pelo menos duas férias por ano mostrou que elas são oito vezes menos propensas a doenças cardíacas. Um ótimo motivo para se dar essa pausa.

 

2- Combater o estresse aumenta a imunidade e resistência a infecções

Outra consequência do estresse crônico é que ele diminui a nossa capacidade de resistir a infecções, manter funções vitais e até a habilidade de evitar pequenos acidentes, além de afetar o sono e a digestão. Já em estágios elevados, o estresse faz com que a glândula suprarrenal libere adrenalina e cortisol no sangue, agravando esses problemas e causando outras doenças, como a diabetes.

A boa notícia é que um estudo da Nuffield Health demonstrou que alguns dias de descanso são capazes de ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a qualidade do sono. Essas férias, mesmo que curtas, são um excelente remédio para aumentar a capacidade do corpo de lidar com o próprio estresse, fortalecer o organismo e aumentar a imunidade – combatendo os problemas diretamente na sua causa.

E não adianta tirar uns dias apenas para ficar na cama: um estudo realizado no Canadá com 900 advogados mostrou que o descanso “ativo” (como viajar, jogar golfe ou fazer outra atividade fora da rotina) atenua o estresse do trabalho – e todas as suas consequências negativas, tanto físicas quanto emocionais.

 

3- Uns dias de descanso diminuem irritabilidade e depressão

final-de-semana-na-fazenda-da-gramaUm estudo realizado em Wisconsin mostrou que mulheres que tiram mais férias têm níveis mais baixos de tensão e depressão, se comparadas àquelas que não param nunca.

Esse resultado não surpreende: pessoas sob estresse tornam-se mais irritáveis, deprimidas e ansiosas. Essas pessoas tendem, aos poucos, a se tornar mais isoladas e solitárias, com tendência à depressão.

Nesse sentido, mudar de ares e fazer uma pausa no final de semana tem benefício duplo: além de combater o estresse e a ansiedade em si, uma pequena viagem possibilita vida social ativa, conhecer pessoas novas ou interagir com amigos, o que também aumenta a sensação de felicidade.

 

4- O intervalo melhora o desempenho no trabalho

Sabe quando você volta de férias com a energia redobrada e a sensação de que pode conquistar o mundo?

A rotina de trabalho e a constante pressão com o tempo acabam afetando a produtividade e a qualidade do próprio trabalho. Segundo o National Institute of Health, o estresse impacta na hora de tomar decisões. Muito tempo sem descanso pode causar fadiga, confusão, afetar a memória, além de outros efeitos que prejudicam nosso desempenho. Quando exigimos muito do organismo, ele acaba atuando no limite da força física e mental. No entanto, quanto esse ciclo é quebrado pelo descanso ativo, as energias se renovam e a produtividade aumenta – essa sensação que temos ao voltar de férias. Além disso, após quebrar a rotina, conseguimos encarar os problemas sob nova perspectiva, e estar afastado do trabalho e da vida particular ajuda a enxergar novas soluções.

Outro benefício de viagens é que as novas experiências e interações com pessoas diferentes estimulam a criatividade e a flexibilidade. Segundo o pesquisador britânico Scott McCabe, as novas experiências levam a ampliar horizontes e ao melhor desenvolvimento pessoal e social.

 

5– Viajar juntos melhora a relação com a família

Sair da rotina também tem impactos muito positivos no seu relacionamento com sua família. Um grupo internacional de pesquisa na Universidade Purdue concluiu que uma viagem juntos é excelente para estreitar os laços familiares e melhorar a comunicação e a solidariedade com os seus entes queridos.

Isso acontece porque, ao viver esses momentos juntos, longe das atividades e problemas do dia a dia, criamos experiências conjuntas, que alimentam essas conexões. E esses efeitos acontecem mesmo entre familiares que não são assim tão próximos. Alguns dias longe da cidade podem ser uma excelente forma de melhorar as relações com os filhos, por exemplo, criando memórias compartilhadas.

site-condominio-fazenda-da-grama

 

Aproveitar esses benefícios pode ser fácil

Viagens longas de férias têm muitos benefícios, mas é quase sempre muito difícil ter tempo e disponibilidade de se ausentar do trabalho por períodos mais longos.

A solução é tirar o máximo proveito dos finais de semana, e isso está cada vez mais fácil com os condomínios de alto padrão no interior, a poucos quilômetros de capitais, como São Paulo.

O condomínio Fazenda da Grama, por exemplo, oferece segurança, conforto e privacidade. Lá, você encontra a estrutura para a prática de diversos esportes: de golfe a wakeboarding, passando por futebol, tênis e beach vôlei. Ou, se preferir, também pode aproveitar o final de semana no SPA e em restaurantes aconchegantes e exclusivos.

Aproveite para sair da rotina, combater o estresse e aproveitar o tempo em família. Conheça a Fazenda da Grama.

 

Deixe um comentário